O Líder Atleta |

O líder cristão compreende muito bem o que é uma corrida, mas a compreensão correta do que significa correr à carreira cristã fará uma grande diferença em sua postura diante dos obstáculos que enfrentarão. Em uma corrida muitos fatores são importantes para determinar a vitória, entre eles se encontra saber qual o tipo de corrida proposto. Com esse conhecimento o atleta se prepara para chegar ao final. Qual a carreira proposta para o cristão?
Muitos começam correndo como se fosse uma corrida de mil metros, disparam na frente com todas as forças com o alvo de vencer rápido, porém logo ficam cansados e frustrados, pois em pouco tempo descobre que a corrida é mais longa e que não se preparou para isso.
Deus propôs uma carreira cristã longa com obstáculos, e não uma corrida curta. Podemos comparar a corrida cristã com uma maratona, uma prova longa que o fator predominante é a resistência. Uma prova que o cristão se prepara para correr por toda vida e que é determinada não pela velocidade, mas pela perseverança e paciência.
Já vimos muitas pessoas começar bem a carreira cristã, e numa velocidade incrível acumular prêmios temporários, ficaram conhecidos pela eloqüência, pelo testemunho poderoso, pelos dons espirituais, mas, com o tempo longo da corrida e os obstáculos que aparecem no caminho, muitos param de correr, ficam cansados e vencidos pela pressão da tentação do imediatismo desmoronam sem forças pelo caminho.
Como devemos correr a carreira cristã?
Primeiro lugar.
Conscientize que você está em uma prova de resistência, numa maratona de obstáculo, e o que vai determinar a sua vitória é permanecer até o fim."Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24.13).
Segundo lugar.
Não se esqueça que o fator determinante da sua vitória é o alvo que se encontra no fim da carreira, Jesus Cristo. Por isso devemos correr não olhando para os lados, para as circunstâncias, nem para as pessoas, pressões e tentações, mais para o Senhor Jesus Cristo. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12.2.
Terceiro lugar.
Lembre-se que é preciso deixar as coisas que nos embaraça, que atrapalha correr bem. Podemos chamar isso de excesso de peso, a iniqüidade, uma conduta inconveniente, maus hábitos, falhas no caráter, vigiar as palavras, não crê e pregar uma coisa e viver outra, desfazer da insensibilidade da consciência, deixar o ativismo que rouba o tempo devocional com Deus. Todas essas coisas não são pecados, mas embaraços que pode impedir de chegar ao final. “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente”. II Timóteo 2.3-5
Quarto lugar.
Saber lidar com o pecado. Compreender que o pecador nos rodeia, nos assedia diariamente. O que é assediar? É uma operação militar estabelecendo um cerco com a finalidade de exercer o domínio; estabelecer cerco para impor sujeição a determinado espaço territorial; sitiar, cercar. Assim é o pecado. Por isso aquele que quer vencer não pode fazer pequenas concessões ao pecado que luta diariamente nos cercando a fim de conquistar territórios. “Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3.11-14.
Siga essas instruções e certamente você se fortalecerá para chegar ao final e receber o prêmio preparado para os que vencerem. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. I Coríntios 9.24-27.
Deus abençoe sua caminhada lhe fortalecendo cada dia no poder do Espírito Santo. Amém!
Comunidade Cristã Corpo de Cristo