Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012


                               Ações de graças - 2º Parte




 Israel fez um voto ao Senhor, Deus o abençoou.

“Então Israel fez um voto ao Senhor, dizendo: Se na verdade entregares este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades. O Senhor, pois, ouviu a voz de Israel, e entregou-lhe os cananeus; e os israelitas os destruíram totalmente, a eles e às suas cidades; e chamou-se aquele lugar Horma”. Números 21.2,3.

Paulo fez um voto ao Senhor.
“Paulo, tendo ficado ali ainda muitos dias, despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, havendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto”. Atos 18.18.

Lugar que se faz e paga voto.
“A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas”. Deuteronômio 12.6.

“De ti vem o meu louvor na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem”. Salmos 22.25.

“Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia”.Salmos 66.13,14.

“Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo”. Salmos 116.12-14.

O cuidado que devemos ter ao fazer um voto ao Senhor.
“Fazei votos, e pagai-os ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que deve ser temido”. Salmos 76.11.

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. - Melhor é que não votes do que votares e não pagares. Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas na presença do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?” Eclesiastes 5.4-6.

“Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti. O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca”. Deuteronômio 23.21-23.

“Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos”.Salmos 50.14.

“A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto”. Salmos 65.1.

“É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez o voto”. Provérbios 20.25.

Um voto pode ser:
Dinheiro, bens materiais, pessoas, jejum, consagração pessoal, etc. Todo voto deve ser acompanhado por desejo, pedido a Deus.

Situações mudadas com ofertas.

“Então enviou o Senhor a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, setenta mil homens. Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu pequei, e procedi iniquamente; porém estas ovelhas, que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. Naquele mesmo dia veio Gade a Davi, e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu: Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, como o Senhor havia ordenado.

Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, como o Senhor havia ordenado. E olhando Araúna, viu que vinham ter com ele o rei e os seus servos; saiu, pois, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. Perguntou Araúna: Por que vem o rei meu senhor ao seu servo? Respondeu Davi: Para comprar de ti a eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que a praga cesse de sobre o povo.

Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Mas o rei disse a Araúna: Não! Antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada.

Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. E edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se tornou propício para com a terra, e cessou aquela praga de sobre Israel”. II Samuel 24.15-25.

Ofertas pacíficas são conhecidas como ofertas de comunhão, elas são ofertadas quando nos arrependemos pedindo a Deus a reconciliação, o retorno da comunhão com Ele. Essas ofertas demonstram a sinceridade do pecador diante de Deus, e pela entrega, Deus cessa o mal.

Comunidade Cristã Corpo de Cristo