Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


                           Doze Homens, Dois Relatórios




“Deus esta preparando Líderes para conquistar”.


Relatório, falar o que ver com o foco certo de acordo com a fé, olhando por cima e trazendo um relatório correto. Esse é o chamado de Deus para todos os que têm a consciência de conquista de territórios, porque todo líder deve levar até a presença de Deus relatório correto da terra que ele recebeu para cuidar -

 “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. Salmo 115. 17.

Toda terra que pisarmos nossos pés, aos olhos de Deus sempre será boa e frutífera; em Deus nenhuma terra é estéril, sem valor, inútil. Mesmo aqueles lugares violentos e envoltos em trevas, Deus ver o potencial da transformação.

Devemos espiar a terra que Deus vai nos dar para conquistar,antes de dominá-la.

Precisamos entregar ao senhor qual a visão que temos da porção de terra que Ele nos concedeu para cuidar. Em cada cidade Deus busca líderes capazes de sobrepor as pressões das situações para que estes possam espiar a terra, trazendo até a Ele relatório de como a cidade está. Alguns critérios de mapeamento são imprescindíveis no relatório, pois eles foram dados por Deus através de Moisés –

 “Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades que eles habitam, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se é fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende animo e trazei o fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”. Números 13.17-20.

“Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas” – O que isso significa? É importante ter uma visão do alto, e continuar nas montanhas observando a terra. Para nossos dias equivale espiar do alto as forças espirituais instrumentalizadas pela cosmovisão dos povos adeptos às religiões, seitas, movimento secretos e populares que orquestram as forças humanas da cidade. A palavra Neguebe significa região seca, é uma região montanhosa que faz fronteira com os desertos da região, e foi essa a posição dos doze espias, através do Neguebe penetrar nas montanhas, através do conhecimento de cima penetrar e espiar a terra.

“Vede a terra, que tal é” – Porque as duas grandes guerras mundiais vieram da mesma região? E as guerras étnicas, as religiosas continuam na mesma região? Porque sempre nas nações da terra, existem lugares esteios e férteis, pobres e ricos, desenvolvidos e não desenvolvidos, cultos e ignorantes? A observação da terra traz um relatório correto que nos permite desenvolver estratégias eficazes para a conquista da mesma para o Senhor.

“O povo que nela habita, se é forte ou fraco” – o povo da terra, se são fracos ou fortes, as armas que usam, o pensamento que têm, a cultura, são poucos ou muitos, são de família ou não, tudo isso é importante no relatório antes de começar a conquista.

“E que tais são as cidades que eles habitam, se em arraiais, se em fortalezas” - que tipo de moradia, vilas, mansões, fortalezas, casas feitas de que materiais, tijolos, pedras, madeiras, barro? Em que lugar está este povo, lugar alto ou baixo? São cidades impenetráveis, quem governa e o quais os instrumentos de governo? Qual a brecha, as fragilidades, onde está a fraqueza?

“Também qual é a terra, se é fértil ou estéril, se nela há matas ou não” - Que tipo de fruto a terra gera, a economia da terra, os frutos da terra, o que ela produz, a fonte principal de renda, a distribuição, as fontes de renda, se é licito ou não.

Cada relatório depende da visão do líder 

enviado para espiar a terra

As suas conquistas dependem do relatório que você levar para Deus – os doze enviados para espiar a terra, somente dois herdaram a terra, os outros dez colheram o fruto do relatório que trouxeram – a morte no deserto. Devemos olhar a nossa cidade como Deus olha – é uma terra boa, mana leite e mel.
Ame a cidade como você ama a sua terra natal, não amaldiçoe a sua terra, ao contrário, profetize sobre a terra com os profetas faziam – “Então, cantou Israel este cântico: Brota, ó poço! Entoai-lhe cânticos! Poços que os príncipes cavaram, que os nobres do povo abriram, com o cetro, com os seus bordões”. Números 21.17-18. Gaste tempo em avaliar a terra que Deus lhe deu para conquistar, a cidade, a região que você é responsável.

Existem dois tipos de relatórios

Relatório que infama a terra – baseado na incredulidade que demonstra falta de confiança em Deus e em suas promessas referentes ao futuro, falta de lealdade. Este tipo de relatório infama a terra – “E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: a terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura”. Números 13.32. O resultado deste tipo de relatório é o desânimo, a murmuração, a morte dos sonhos e a rebelião – “Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão...”. Números 14.1-2.


Relatório que fortalece a confiança em Deus – este tipo de relatório é baseado na confiança nas promessas de Deus e no relacionamento correto com Ele. Que tem plena confiança de que Deus vai capacitar a mudar a cidade, expulsar os inimigos (gigantes/potestades/principados). Não é influenciado pelas opiniões da maioria, e sim no que Deus afirma. Fica firme na Palavra mesmo que a maioria diga o contrario. Paga o preço pela conquista sem medo de contra-ataque – “Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais”. Números 14.6-9.

A atitude correta dos dois espias deve ser a mesma nossa:


1. Rasgaram as vestes, declaram com isso que não concordavam com o relatório infamatório.
2. Falaram que a terra era muitíssima boa e manava leite e mel, afirmaram o que o Senhor já havia falado.
3. Falaram da confiança que tinham em Deus e essas confiança lhes daria forças para devorar os inimigos como que come pão.

4. Falaram para o povo não ser rebeldes dando ouvidos a relatórios falsos e desanimadores.
5. Declaram que não importava se eram gigantes e valentes, mas quando o Senhor lhes prometera a terra, Deus já havia retirado deles o seu amparo, eles eram aparentemente fortes e muitos, mas eram fracos, pois o Senhor lhes enfraqueceram.


A pergunta é...

Qual relatório você tem levado da sua cidade para Deus e o seu povo? O que devemos fazer hoje para conquistar a nossa cidade?

1. Ter um relatório correto e proclamar esse relatório acima dos relatórios que infamam.

2. Buscar em Deus as estratégias para conquistar a região e a cidade, pois tem para cada povo, cada cidade e região uma estratégia diferente. Às vezes o que deu certo na Colômbia, em Manaus, na Coréia do Sul, na outra cidade, não vai da certo em sua região e cidade.

3. Colocar no relatório:

a) Inimigo - Onde o inimigo esta atuando, quem são e quais são suas táticas.

b) Na política – prefeitura câmera de vereadores, as lideranças dos bairros, etc.

c) Na religião – qual predomina, os nomes dos deuses cultuados em festas populares, centros de feitiçarias, etc.

d) Idolatria – festas típicas, renovação das alianças com os demônios, etc.

e) Economia – comércios e industrias locais, empresariado, autônomos, produção principal, distribuição de rendas, emprego, etc.

f) Violência – tipos de crimes, onde acontece, a tendência, roubos, assaltos, estupros, seqüestros, furtos, assassinatos, drogas, alcoolismo, etc.

g) Espiritual – que tipo de espírito domina a cidade e as áreas específicas; quais instrumentos usados por eles, roubo, brigas, miséria, fome, desemprego, morte, doenças epidêmicas, maldições, prostituição, idolatria, etc.

Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”.
Salmo 115. 17.

Comunidade Cristã Corpo de Cristo.